Receba doses gratuitas de inspiração e arte por e-mail

Materiais para bancadas – Conheça os 5 mais usados

Na hora de projetar uma bancada, você ainda fica com dúvida de qual material escolher?
Conhece realmente todas as vantagens e desvantagens dos materiais para bancadas existentes no mercado?

Neste post abordaremos os 5 materiais mais utilizados pelos designers de interiores, arquitetos e projetistas de móveis atualmente.

Lembrem-se que para quem está #VivendoDeCoração, é preciso entender e pesquisar cada vez mais sobre os melhores materiais para cada tipo de projeto!

1 # Granito

É a principal escolha quando se precisa de uma boa relação custo/benefício, facilidade para trabalhar e praticidade na manutenção. O granito mais utilizado é o preto, por ser o mais homogêneo e possuir mais brilho.

Materiais para bancadas

Como desvantagem a pedra apresenta vários elementos visuais em sua composição o que restringe seu uso na decoração.

2 # Mármore Composto

Você sabia que os mármores compostos são misturas desenvolvidas com aproximadamente 90% de quartzo e 10% de resinas sintéticas? Sim, essas misturas dão origem a vários nomes que vocês já devem ter ouvido falar, são materiais para bancadas novos, mas que já dominam o mercado, como: O Silestone, o Techinostone e o Marmoglass.

bancada em marmore composto

A maior de todas as vantagens desses materiais, sem dúvidas, é a homogeneidade o que permite o seu maior uso na decoração. Além disso, apresenta boa durabilidade, fácil manutenção e boa higienização.

Quando manchado ou riscado, o mármore composto pode ser recomposto, por um processo que envolve o recorte da área danificada e substituição pelo mesmo material com as emendas do acabamento completamente invisíveis. Enfim, com todas essas características incríveis o material não poderia ser barato. O mármore composto é um produto importado e por isso, seu preço é pouco acessível.

3 # Madeira

Como todos já sabem a madeira e seus derivados não são os materiais para bancadas mais indicados  quando o assunto é contato com água. Embora, atualmente, estão sendo empregados em muitos lavabos, que não costumam ser muito utilizados e também em bancadas de cozinha que não ficam muito perto da cuba. Sem contar a alternativa de se usar o vidro para cobrir a peça de mdf, por exemplo.

Bancada de madeira

O grande diferencial desse material é a sensação de aconchego proporcionada pelas peças de madeira ou derivados. Cozinhas e banheiros passam de lugares frios a lugares confortáveis e mais convidativos do que o costume.

4 # Acrílico

Este material é um polímero plástico e está entre os materiais mais cobiçados para bancadas. Existem várias opções no mercado, como o famoso Corian. A sua resistência juntamente com sua capacidade de ser modelado são pontos fortes que fazem a diferença em qualquer projeto.

É um material moderno, extremamente resistente e com uma extensa cartela de cores e texturas  que permitem maior criatividade nos projetos.

Bancada em Corian

Como principal desvantagem as bancadas de acrílico apresentam custo alto e podem sofrer danos com o contato de panelas quentes em sua superfície.

5 # Inox

E por último, mas não menos importante, o inox que era e ainda é muito usado em cozinhas industriais está migrando também para as cozinhas residenciais. Afinal, os amantes da boa culinária almejam durabilidade, higiene e praticidade na hora de preparar suas refeições. Então nada melhor que o inox para oferecer todas essas qualidades.

Bancadas em aço inox

Além disso tudo, a manutenção desse material é simples e o mercado oferece vários materiais específicos para sua limpeza.

E aí? Viram como o mercado é diversificado quando se trata de materiais para bancadas?

Se você gostou do post e quer aprender mais sobre todos esses materiais, venha estudar comigo!

Deixar um Comentário:

Amanda Marques

Amanda Marques

Fundadora da AM Cursos Online

Sobre a Autora

Após me formar em Arquitetura e Urbanismo pela PUC em 2006, me sentia insegura e despreparada para enfrentar o mercado. A realidade era mesmo muito diferente do que é ensinado nas escolas e faculdades. Decidi então criar minha própria metodologia de aprendizado e ensino e me surpreendi com os resultados. Pensei: "Se funcionou para mim, tenho o dever de ajudar outras pessoas a ter o mesmo sucesso". Por isso, transformei todo o meu conhecimento e experiência em cursos online incrivelmente práticos que tem ajudado centenas de alunos em todo o Brasil. Neste blog, vou te mostrar como ter resultados reais cultivando cada vez mais paixão pelo que faz, experiência que eu gosto de chamar de #VivendoDeCoração.

Instagram

  • Projeto feito por mais uma aluna do curso de Iluminaohellip
  • Sempre ajude aquele que est perto de voc! Um diahellip
  • Criado por um trio de designers de interiores o estdiohellip
  • Por isso no d para deixar nada para depois! Focohellip
  •  Projeto para uma adolescente um quarto com espao parahellip
  • Por isso  importante se esforar sempre e buscar maishellip
  •  Projeto lindo e com vrios detalhes incrveis da alunahellip
  • E voc est preparado? AMcursosonline vivendoDEcoracao decor arquitetos arquiteto projetodeinterioreshellip
  • Outra perspectiva do projeto feito pela aluna do curso dehellip